terça-feira, 9 de novembro de 2010

Entrando não no conto de fadas, mas sim no conto dos militares

SEGUNDA-FEIRA - DIA - Pela manhã os alunos do CECAM foram levados pelos militares a um Posto de Observação (PO) na cidade de Santa Rita do Sapucaí. O deslocamento foi de extremos: do ônibus com ar condicionado ao sacolejante caminhão do exército. Nos postos os alunos simular entrevistas com “majores”.

Postos de Observação são pontos estratégicos (bem elevados) de onde se pode visualizar grande parte do terreno, se “adiantando” assim, quanto às possíveis ameaças. E todos os entrevistados eram militares que faziam o papel de major na situação de conflito.

Durante o caminho, no ônibus, Lajoia introduziu os estudantes na história hipotética sobre a qual discorerriam as atividades de todo o dia (e a noite). Pouso Alegre acabou situada na região vermelha, enquanto Santa Rita ficou na região azul. No Posto de Observação os militares estavam prontos para serem entrevistados sobre o assunto, sabendo de toda a história “de cor e salteado”.

As entrevistas foram registradas em gravadores e em câmeras. Todos estavam muito compenetrados e comprometidos, de forma que uma pessoa que não estivesse inserida no contexto talvez até acreditasse na situação de conflito e entrevistas!

Ana Cláudia Aquino Silva, Letras VI - UNIVAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário