quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Amazônia - Nosso orgulho, nossa riqueza.!!




No dia 10 de novembro de 2010 foi apresentada aos participantes do CECAM - Pouso Alegre, uma palestra sobre a Amazônia, ministrada pelo Tenente-Coronel Tebicherane.

A palestra tinha como principal objetivo, apresentar as principais ações do Exército na defesa e no desenvolvimento da Amazônia .
A partir desta palestra os participantes conheceram a Amazônia de uma maneira, talvez, nunca antes vista por muitos ali presentes. Pode-se conhecer melhor o trabalho do Exército Brasileiro, nesta região tão rica e tão cobiçada por muitos olhares internacionais. Com exuberante fauna e flora, possui paisagens singulares, inexistes em outras regiões.

Muito bem ressaltada, foi à importância da água presente nesta região, patrimônio este, que o Brasil tem privilégio de possuir.
A Região Amazônica possui cerca de 5.100.000 Km², 61% do território nacional, e mais de 11 mil quilômetros de fronteira a ser defendida pelo nosso Exército, o que não é muito facil, devido a sua dimensão. Difícil também é o acesso a esta região, pois não há muitas estradas, o transporte aéreo é caro, e a predominância é o transporte fluvial.


Foi abordada, também, a questão do Índio e sobre este assunto foram passados alguns vídeos que permitiram um melhor conhecimento  das diferentes culturas indígenas  e suas influências na região.
Muitas outras questões foram tratadas, e os participantes definiram a palestra como muito interessante, bonita, além de muito forte, pois nos fez pensar a riqueza que possuímos e a necessidade de defendê-la.
                                                                                           Gislaine Rezende, Letras VI - UNIVÁS

Nenhum comentário:

Postar um comentário