terça-feira, 9 de novembro de 2010

Contra a parede

SEGUNDA-FEIRA À NOITE- Depois de uma manhã e uma tarde de entrevistas em grupos, os professores e jornalistas participaram de uma entrevista coletiva com o comandante da 14ª Divisão e cada um dos participantes do CECAM teve a sua chance de fazer uma pergunta (sobre a situação de guerra) ao comandante, que caso quisesse, contava com um auxiliar para responder o questionamento. Tudo eram controlado por um moderador, que conduzia a coletiva.

Os nervos ficaram à flor da pele, tudo começou tranquilamente mas foi ficando cada vez mais agressivo, chegando a um ponto em que uma mãe (que teve seu filho sequestrado por ocasião da guerra) arremessou um objeto contra um dos comandantes que estava dando a entrevista.

Tratava-se, na verdade, de uma simulação de coletiva para que os universitários pudessem exercitar suas habilidades de realizar entrevistas ao mesmo tempo em que os militares também eram beneficiados à medida que também puderam se aprimorar, nesta atividade que foi um midia trainning. Sete duplas de militares representaram o papel de comandante do país Azul, um país hipotético que estaria pronto para começar uma guerra contra o país Vermelho (que também faz parte da “fantasia”) por questões territoriais.

Tudo foi levado muito a sério, tanto pelos militares quanto pelos universitários, os “entrevistadores” estavam muito afiados nas perguntas, ao mesmo tempo em que os “comandantes da 14ª Divisão” tinham respostas na ponta da língua.

Ana Cláudia Aquino Silva, Letras VI - UNIVAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário